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Primula Veris

Primula Veris

Acorda a meio da noite?

15.05.19, Primula Veris

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Acordar a meio da noite é uma coisa normal, se isso acontecer raramente.

Mas acordar num determinado horário frequentemente a cada noite/madrugada: isso é normal ou o nosso corpo está a tentar dizer-nos algo?

O relógio biológico da tradicional medicina chinesa pode responder a essa questão.

A medicina chinesa acredita que cada órgão tenha o seu próprio relógio, ou seja, uma hora em que ele está no seu máximo de funcionalidade.

Assim, é em uma hora específica que a energia (Chi) penetra e circula mais e melhor em determinado órgão.

E mais do que isso: um distúrbio ou doença que aparece com frequência (ou sempre) na mesma hora em que a energia é máxima em um determinado órgão fornece ao especialista indicações muito úteis para o diagnóstico, pois é uma pista clara da origem do problema.

Durante o sono, no caso de o fluxo de energia do sistema ao sistema ser prejudicado por algum bloqueio, isso irá acorda-lo.

Problemas de saúde mentais, emocionais ou físicos podem causar esses bloqueios, e saber o que pode estar errado pode ajudá-lo a melhorar a sua saúde e bem-estar.

Mas note: para ser a indicação de algum problema, segundo a medicina tradicional chinesa, isso tem que ocorrer com frequência sempre na mesma faixa de horas.

Demorar a adormecer entre as 21h-23h

No período das 21 às 23 horas, artérias e vasos sanguíneos estão ativos.

Portanto, qualquer problema de saúde relacionado à tiroide, sistema imunológico, metabolismo ou supra-renais pode ser a razão pela qual tem dificuldades em adormecer nesse período.

O stress também pode dificultar o sono.

Se este for o seu problema, tente aliviar o stress, fazendo algumas poses de ioga antes de deitar, meditando ou ouvindo músicas clássicas calmantes.

Acordar entre as 23h-1h

Se acordar frequentemente durante este período, pode estar com problemas na sua vesícula biliar.

Esse órgão digere a gordura consumida durante o dia.

Então isso pode significar que precisa de mudar de dieta, passando a consumir gorduras saudáveis.

No entanto, outra razão pela qual continua a acordar nesse período podem ser sentimentos de ressentimento ou julgamentos em relação a si mesmo ou aos outros.

Tem de aceitar e perdoar os erros que você ou outra pessoa fez e rejeitar o ressentimento.

Deixe ir tudo o que é ruim e certamente que se irá sentir melhor e mais calmo.

Acordar entre a 1h-3h da madrugada

Neste horário, o fígado purifica o sangue e uma miríade de outras funções.

Então, se acordar frequentemente durante a esta hora da noite, isso pode significar que seu fígado tem muitas toxinas para lidar e, por isso, está sobrecarregado.

Melhorando a dieta e reduzindo o consumo de doces e álcool certamente vai ajudar.

Raiva, culpa e raiva são sentimentos relacionados a esta hora da noite.

Acordar neste momento pode significar que tem excesso de qualquer um desses sentimentos.

Nesse caso, precisa libertar a raiva e tentar encontrar clareza em qualquer problema que estiver a enfrentar.

Acordar entre as 3h-5h da manhã

Durante este período da madrugada, os pulmões recolhem oxigénio e transferem-no para todos os outros sistemas do corpo, preparando-os para o novo dia.

Se costuma acordar entre as 3 e 5 horas da manhã, e tossir durante este período, o seu corpo pode estar a enviar-lhe uma mensagem para respirar um ar mais limpo e consumir alimentos mais saudáveis.

Quando se trata de emoções, despertar nesta parte da noite está relacionado com tristeza e dor.

Acordar entre as 5h-7h da manhã

Durante este período, ocorre a limpeza e renovação do intestino grosso.

É por isso que a evacuação da maioria das pessoas ocorre neste período.

Beber bastante água, para ajudar neste processo.

No nível emocional, o período entre as 5 e 7 horas da manhã está relacionado com uma sensação de estar na defensiva, preso, ou impaciente com a falta de progresso na vida.

Este é o momento ideal para repetir algumas afirmações positivas ou orar e pedir com fé.

 

Espero que este artigo vos tenha sido útil! 

O que é serotonina?

14.05.19, Primula Veris

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A serotonina é um neurotransmissor que ajuda a equilibrar o humor e padrões de pensamento. Acredita-se que dá um impulso benéfico para a nossa regulação do humor, vida amorosa, apetite, sono, memória, aprendizagem e temperatura. Aqui estão algumas maneiras naturais e seguras de impulsionar seus níveis diários de serotonina.

Tenha em mente que o stress e cortisol, um produto químico relacionado ao stress, inibe a produção de serotonina e outros produtos químicos benéficos. Regular e reduzir o stress no seu dia a dia  vai ajudar a maximizar os efeitos.

 

  1. Cuidados pessoais

Aproveite o tempo para cuidar de si mesmo e do seu corpo. Pode fazer isso com massagens, sauna, ioga, tempo de férias e outras atividades de redução de stress que goste. Defina um tempo para relaxar produtivamente. Descansar e prestar atenção às suas necessidades é crucial para a remoção de cortisol e aumento da serotonina.

 

  1. Obter mais complexos B e vitaminas

Vitaminas do complexo B são particularmente úteis na redução dos sintomas depressivos, diminuindo o comportamento neural errático no cérebro. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que os sintomas de depressão foram significativamente aliviados por vitaminas do complexo B.

Vitaminas B6 e B12 são particularmente eficazes em melhorar o humor e a estabilidade. A ingestão regular deve ser em torno de 50 a 100 mg por dia. Para aumentar os efeitos em lidar com stress, considera-se  tomar um ácido pantotênico.

 

  1. Luz solar

A luz solar provoca a libertação ou o desenvolvimento de muitos produtos químicos benéficos em nosso corpo. Comece o dia com 15 a 20 minutos de sol (se possível) para ver uma acentuada melhoria na sua produtividade e felicidade. A luz solar provoca a libertação e ativação de serotonina naturalmente. Usar protetor solar não atenua os efeitos da luz solar sobre a nossa química.

 

  1. A sua ingestão de 5-HTP

Esta substância tem muitos efeitos surpreendentes e é uma adição inteligente para seu regime diário. Ela trata eficazmente a ansiedade, a depressão, a fibromialgia, a insônia e hipertensão. Uma dosagem de 100 a 400 miligramas deve ser tomada em intervalos ao longo do dia, às refeições. Vai demorar 4 a 6 semanas antes que os suplementos tenham qualquer efeito tangível.

 

  1. Meditar

A meditação é fundamental para qualquer regime de saúde orientada para a saúde física e mental. Os efeitos da meditação podem ser sentidos imediatamente e só construídos com o tempo. Não tem que se sentar por horas para obter  benefícios. Porém tem que ficar consistente na prática diária. Reserve um tempo no início ou no final do seu dia e medite por um determinado período de tempo, 10 a 15 minutos devem ser suficientes.

10 hábitos que afectam negativamente os rins

10.05.19, Primula Veris

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A seguir confira alguns hábitos prejudiciais aos nossos rins. A naturopatia foca-se na prevenção da doença por isso é fundamental estarmos informados pois é melhor prevenir uma doença do que depois ter que trata-la. 

Vamos a eles:

1) Falta de sono

À noite é quando o tecido renal é revitalizado, então, se você não dormir o suficiente, esse processo não será completamente feito.

2) Alcool e tabaco

Esses maus hábitos prejudicam a função renal, porque os rins não conseguem lidar com o grande volume de substâncias tóxicas que passam pelo corpo.

3) Grandes quantidades de cafeína

A cafeína contém fortes propriedades diuréticas, por isso desidrata o corpo fazendo com que os rins se sobrecarreguem.

4) Um estilo de vida sedentário

Quando conduz um estilo de vida sedentário ao longo do tempo, a estagnação dos rins ocorre, por isso é importante realizar algum exercício físico regularmente para restaurar a circulação sanguínea.

5) Falta de vitamina B6

Para o bom funcionamento dos rins é essencial consumir aproximadamente 1,3 ml de vitamina B6 por dia.

6) Atraso no esvaziamento da bexiga

A retenção permanente da urina na bexiga pode levar à insuficiência renal e à incontinência.

7) Excesso de sódio

O consumo excessivo de sal afeta os rins, fazendo com que eles funcionem mal. É melhor colocar menos sal na sua comida até que você não precise salgá-los para desfrutar das refeições.

8) Dietas imprudentes

As dietas que queimam gordura afetam os rins deixando-os desprotegidos, uma vez que os afeta de duas maneiras, um é que o sangue é filtrado com o equilíbrio alterado e o outro é que o corpo não obtém os nutrientes necessários.

9) Excesso de proteínas

As proteínas não se acumulam no corpo, como as gorduras, de modo que o consumo excessivo de proteína aumenta a carga sobre os rins, o que pode levar à formação de pedras.

 

10) Não beber água suficiente

Para ambos os rins e outros órgãos é essencial beber bastante água para nos manter saudáveis.

 

Espero que estas dicas tenham sido úteis!

10 alimentos que podem provocar cancro

07.05.19, Primula Veris

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A maioria das pessoas já se apercebeu que aquilo que come pode influenciar a sua saúde quer física quer mental e seguindo o raciocino, há alguns alimentos que podem contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças. Hoje falamos de alimentos que podem provocar cancro.

 

1. Alimentos curados e defumados

Nitritos e nitratos são utilizados para evitar que os alimentos se deteriorem. Mas quando cozidos eles se transformam em compostos N-nitroso que estão associados com um risco aumentado de cancro.

2. Peixe cultivado

As fazendas de peixe geralmente são superlotadas, e os peixes não têm espaço para nadar. Esses tipos de peixes são tratados com antibióticos e com pesticidas para ter uma aparência melhor. A importação de peixes de fazenda é proibida em muitos países.

3. Carne grelhada

A queima da madeira ou do carvão produz hidrocarbonetos aromáticos policíclicos [HAP]. A gordura da carne pinga sobre a madeira ou carvão e cria uma chama que faz com que os HAP’s se afixem ao alimento.

4. Óleos hidrogenados

Os óleos hidrogenados ou as gorduras-trans são produtos sintéticos. Para armazenar o produto por mais tempo, o fabricante muda a estrutura química dos óleos. A Escola De Saúde Pública de Harvard chegou à conclusão que as gorduras-trans têm um efeito negativo no sistema imunológico humano. Além disso, eles podem provocar diabetes, acidente vascular cerebral ou até mesmo doenças cardíacas.

 

5. Pipocas de microondas

Várias pessoas adoram pipocas. Mas somente algumas sabem o quão ruim elas são para a nossa saúde. Os pacotes são revestidos com ácido perfluorooctanoico. Os estudos mostraram que esses químicos podem provocar cancro na próstata.

6. Produtos modificados geneticamente

Ainda não existe informação oficial, mas percebeu-se que pessoas que têm cancro costumavam consumir alimentos modificados geneticamente.

7. Açúcares refinados

Aspartame - é um substituto artificial do açúcar. Provou-se que o aspartame é tóxico e provoca convulsões. Ele também pode provocar cancro cerebral.

8. Refrigerante/Isotônicos

Os refrigerantes/isotônicos não têm valor nutricional. Eles consistem apenas de corantes, xarope de milho rico em frutose, óleo vegetal bromado e aspartame que aumentam o risco de desenvolvimento de cancro.

9. Açúcar

As células cancerígenas prosperam no açúcar. Estamos falando sobre massas, pães, carbohidratos. É por isso que eliminar o açúcar é tão importante para aquelas pessoas que estão enfrentando o cancro.

10. Ketchup e maionese

Molhos como ketchup e maionese contém açúcar, gorduras-trans, vinagre, corantes, conservantes, etc.

 

Truques naturais para aliviar dores de cabeça

06.05.19, Primula Veris

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As dores de cabeça e enxaquecas são um problema comum, afectando muitas pessoas. Apesar da origem deste problema poder derivar de vários factores e sendo sempre o mais sensato procurar ajuda médica se o problema prolongar, existem alguns truques naturais que podem aliviar os sintomas:

 

1. Descanse num quarto escuro

O stress é um dos principais elementos que provoca esse tipo de dor lancinante e se estiver a experienciar um desses momentos poderá estar extremamente sensível à luz ou ao barulho. Tente descansar num espaço escuro, sente-se ou deite-se, feche os olhos e procure relaxar as costas, o pescoço e os ombros.

 

2. Chá de camomila

A camomila é uma planta amplamente conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias,por isso é ideal para reduzir as dores de cabeça.

 

3. Tente fazer uma massagem

A massagem pode relaxar os músculos e todo o corpo, incluindo a mente. Peça a alguém que lhe massaje a cabeça, pescoço e os ombros.

 

4Aplique compressas quentes e frias

O calor e o frio aliviam muitas vezes a dor e a tensão.

 

5. Experimente a técnica de acupressão

Trata-se de um tipo de massagem localizada, conhecida por aliviar a dor e o stress provocado pelas enxaquecas quase instantaneamente.

Coloque os polegares perto da base do crânio, encontre as depressões em ambos os lados onde a sua cabeça encontra o pescoço, de seguida pressione e vá massajando com movimentos circulares até que sinta menos pressão.

 

6. Exercite o pescoço

Este tipo de exercício pode aliviar a enxaqueca provocada por se estar quase sempre com a cabeça na mesma posição (o que acontece por exemplo, durante o trabalho ou quando está a usar o computador).

Mova simplesmente o pescoço/crânio de um lado para o outro e de frente para trás. 
 
Fonte: Aqui.