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Primula Veris

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Dicas para deixar de fumar

02.05.19, Primula Veris

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"Inicialmente o tabaco era apenas usado com fins terapêuticos, julgando-se ser benéfico a muitos níveis (dores de cabeça, dores de dentes, etc.). Só mais tarde passou a ser comum como vício para cheirar (rapé), mascar e fumar (em cachimbo). Durante muitos séculos, o tabaco esteve ao alcance de quase todas as pessoas e as que fumavam eram tidas como respeitáveis, inteligentes e sofisticadas. No séc. XIX, com o fabrico de cigarros como hoje os conhecemos (de uso mais rápido e cómodo), o consumo do tabaco aumentou vertiginosamente."

 

Independentemente do motivo que o levou começar a fumar, se acha que está na altura de parar, então motive-se. Requer coragem e determinação para quebrar um habito, um vicio mas com força de vontade tudo se consegue.

 

Confira algumas dicas para deixar de fumar dadas pelo serviço nacional de saúde:

 

  • Fixe um dia para deixar de fumar. O estabelecimento de uma data ajuda a criar um sentimento de compromisso.
  • Anuncie aos outros a sua decisão. Envolver os que lhe são mais próximos garante-lhe apoio e solidariedade.
  • Identifique os seus hábitos tabágicos. Saber em que circunstâncias fuma habitualmente permite-lhe criar estratégias para contorná-las.
  • Elabore uma lista de motivos para deixar de fumar e releia-a sempre que pensar em desistir.
  • Aprenda a reagir à vontade de fumar. Os momentos em que sente grande desejo de voltar a fumar duram apenas alguns minutos.
  • Faça uma alimentação saudável. Se a sua preocupação é o ganho de peso associado ao abandono do tabaco, procure substituir as gorduras, o açúcar e os alimentos ricos em sal por saladas, frutas e legumes.
  • Tente evitar a proximidade de fumadores, bem como os cigarros e todos os objetos relacionados com o hábito de fumar.
  • Pratique atividade física. Não só contribui para uma boa forma física, como ajuda a combater a ansiedade e as alterações de humor próprias dos ex-fumadores.
  • Com o dinheiro que poupar no tabaco, ofereça-se uma prenda que deseje há muito tempo.
  • Se não conseguir à primeira, nada está perdido. A recaída faz parte do processo de mudança. Marque uma nova data e volte a tentar.

 

Espero que esta publicação vos tenha sido útil e mais uma vez, se realmente desejam deixar de fumar então não desistam. De certeza que se irão sentir muito orgulhosos se conseguirem cumprir o objetivo.

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