Além dos fatores genéticos, que são involuntários e contra os quais, por enquanto não há o que fazer, existem outros fatores que, quando controlados, podem contribuir para o tratamento da pele com acne.
- Controlar a alimentação: refeições pouco equilibradas, com excesso de gorduras e doces, além de engordar, contribuem para que a pele fique ainda mais oleosa e, consequentemente, propensa à formação constante de pontos negros e borbulhas.
- Dar atenção ao uso de cosméticos: usar só produtos adequados ao próprio tipo de pele, independentemente se determinado creme "funcionou" com um conhecido. Produtos inadequados podem provocar acne cosmética.
- Limpar a pele: ignorar o ritual diário de cuidados com a pele é prejudicial. Restos de maquilhagem, cremes e poluição entopem os poros, e isso são uma das causas para a formação de acne.
- Evitar o stress: uma vez que o organismo humano é todo interligado por terminações nervosas, qualquer emoção intensa desencadeia uma revolução interna, alterando, por exemplo, a produção de hormonas, que leva à formação de acne.
Sabia que...
Uma pesquisa realizada pela Universidade Livre de Berlim (Alemanha), coordenada pelo cientista Christos Zouloulis, reafirmou a teoria de que o stress faz com que o corpo liberte corticotropina, uma substância que estimula a produção exagerada de sebo, obstruindo os poros e ocasionando a acne.