O que é a auriculoterapia?
A auriculoterapia é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura. Foi oficializada pela Organização mundial de saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. É um método que conseguiu impor-se pelos resultados obtidos e por ser pouco invasivo, o que faz com que seja bem aceite pelos pacientes.
Na China, a acupunctura tem desempenhado um papel importante nos cuidados primários de saúde nos últimos 5000 anos. A sua utilização vai desde a prevenção e tratamento de doenças ao alívio da dor e até como anestesia para cirurgia.
O pavilhão auricular é considerado uma parte muito importante do corpo humano, por constituir um microsistema, capaz de funcionar como um recetor de sinais de alta especificidade, podendo refletir todas as mudanças fisiológicas dos órgãos e vísceras, dos quatro membros, do tronco, dos tecidos, etc. Quando produz-se uma desarmonia em qualquer parte do corpo humano, este é refletido na orelha com reações de carácter e localidades diferentes, específicos a cada enfermidade em particular, e deixando relações muito estreitas entre os locais reativos e as partes do organismo implicadas na patologia.
Antes de se iniciar o tratamento com auriculoterapia é muito importante fazer uma consulta com um terapeuta especializado para identificar os principais sintomas e tentar entender quais os órgãos afetados.
Depois disso, o terapeuta irá selecionar os pontos mais adequados e faz pressão sobre o ponto. A pressão pode ser feita utilizando-se:
- Agulhas filiformes: são aplicadas sobre os pontos durante 10 a 30 minutos;
- Agulhas intradérmicas: são colocadas debaixo da pele por cerca de 7 dias;
- Esferas magnéticas: são coladas na pele por aproximadamente 5 dias;
- Sementes de mostarda: podem ser aquecidas ou não, e são coladas na pele durante 5 dias.
Espero que esta informação tenha sido útil!